Veja os 5 comandos do ChatGPT que podem economizar horas de trabalho para os contadores

Com o aumento do número de pessoas testando e aplicando comandos no ChatGPT em suas rotinas, as discussões sobre o impacto da inteligência artificial (IA) no mercado de trabalho se intensificaram nos últimos meses.

A OpenAI, empresa responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT, conduziu uma pesquisa em parceria com a Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, para identificar quais cargos serão mais afetados pelo avanço da IA.

Após analisar 1.016 postos de trabalho, a pesquisa revelou que as tecnologias podem reduzir em até 50% o tempo necessário para concluir uma tarefa. Os cargos mais expostos à automação incluem:

  • Matemáticos;
  • Contadores;
  • Escritores;
  • Web designers;
  • Jornalistas;
  • Secretários.

No entanto, de acordo com Rodrigo Gimenes, CTO da ReportFlex e criador da plataforma de IA Robotizia, o fato desses cargos estarem mais suscetíveis à automação não significa que eles serão extintos.

“Profissionais que souberem utilizar as funcionalidades corretas e dominarem os comandos do ChatGPT poderão se beneficiar da IA, uma vez que tarefas que antes demandavam muito tempo agora podem ser realizadas em questão de segundos. O papel humano é fundamental nesse processo, pois a IA pode cometer erros que somente um profissional é capaz de identificar”, explica Gimenes.

Ele selecionou cinco comandos do ChatGPT que, quando utilizados, podem economizar tempo de trabalho, otimizar a rotina e melhorar os índices de produtividade. A seguir, apresentamos cada um deles:

1. Brainstorm para projetos

Gimenes destaca a capacidade da IA de mapear rapidamente assuntos de interesse em diversas áreas como uma funcionalidade que proporciona economia de tempo valioso durante o brainstorming de projetos.

“A etapa de pesquisa para extrair ideias para uma pauta ou projeto consome horas, às vezes até dias, na rotina do profissional. Quando o robô recebe comandos como ‘Crie uma lista com 10 ideias de nomes para um projeto voltado para a saúde de pessoas com idade acima de 60 anos’, ele é capaz de gerar os nomes em questão de segundos, deixando a tomada de decisão para os profissionais envolvidos no desenvolvimento do projeto”, comenta Gimenes.

2. Extração de insights de relatórios ou textos

A capacidade dos robôs de analisar dados e identificar os pontos essenciais em um texto, inclusive em um livro, proporciona um aumento de produtividade para os profissionais.

“Ao dar comandos como ‘Liste os pontos-chave do texto a seguir’ ou ‘Identifique os insights obtidos a partir da análise dos dados a seguir’, o profissional tem acesso, em pouco tempo, às informações mais relevantes contidas nos materiais, sem precisar gastar horas estudando e lendo”, orienta ele.

3. Resumo simplificado de textos complexos

Além de extrair insights, a IA tem a capacidade de simplificar textos complexos, melhorando a compreensão do leitor sobre o conteúdo.

“Há materiais, como artigos científicos, que são de difícil compreensão e exigem um tempo maior do profissional para interpretá-los corretamente, identificar insights e aplicá-los em seu trabalho. O robô é capaz de reescrever textos complexos a partir de um comando simples, como ‘Simplifique o texto a seguir usando linguagem acessível para iniciantes'”, explica o CTO.

4. Geração de textos assertivos com foco em marketing digital

Empreendedores, redatores e profissionais de marketing podem se beneficiar enormemente das tecnologias de IA.

“Em questão de segundos, o robô é capaz de gerar textos que incorporam a melhor estratégia para a conversão de vendas. Os algoritmos são eficazes na redação otimizada para postagens, anúncios e e-mails de marketing. Basta inserir o comando ‘Crie um texto para o Instagram divulgando uma campanha de marketing de uma loja de calçados femininos, voltada para clientes jovens, que oferece 10% de desconto na primeira compra’. Fornecer mais detalhes sobre a campanha no comando auxilia na geração de textos ainda mais personalizados”, explica ele.

Ele complementa dizendo que o resultado pode ser aprimorado pelo profissional ao ser publicado com boas estratégias de tráfego e ao garantir a capacidade de resposta ao envolvimento dos clientes que interagem com os canais de divulgação da empresa.

5. Suporte na resolução de problemas

Situações imprevistas ocorrem e, dependendo de sua complexidade, pode levar horas para encontrar uma solução eficiente. Gimenes recomenda o uso de tecnologias de IA para auxiliar no processo de busca por soluções.

“O robô é capaz não apenas de encontrar a solução, mas também de fornecer um passo a passo recomendado para resolver o problema na prática. Basta inserir um comando, como ‘Forneça um guia passo a passo para corrigir o problema de falha na fórmula de cálculo da média no Excel, com instruções claras de execução’. Em questão de segundos, a solução estará na tela e o profissional terá as condições necessárias para resolver o problema e continuar trabalhando em sua tarefa”, conclui o especialista.

Com informações do 33giga

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