PIX: O sistema revolucionário que transforma o cenário financeiro global

O sistema de pagamentos eletrônicos conhecido como PIX está promovendo mudanças significativas no cenário financeiro, impulsionando transformações nas empresas e bancos. Segundo uma recente declaração de Mayara Yano, assessora sênior do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil, a adoção de transações eletrônicas por meio do PIX pode representar entre 1% e 2% do Produto Interno Bruto (PIB).

Embora o potencial total do PIX ainda não tenha sido explorado, especialistas acreditam que o sistema se tornará a principal plataforma para pagamentos e transferências. O PIX abriu oportunidades para o surgimento de novas tendências, como carteiras digitais e cartões virtuais, e até mesmo possibilitou o uso de criptomoedas.

No contexto empresarial, o PIX teve um impacto significativo, levando as empresas a repensarem seus modelos de negócio e sistemas internos. Foi necessário realizar uma revisão completa das estruturas comerciais e operacionais para se adaptarem às demandas desse novo sistema.

Segundo o Banco Central, o PIX conquistou uma posição de destaque no cenário global, tornando-se o segundo sistema de pagamentos instantâneos mais utilizado em todo o mundo. De acordo com um relatório intitulado “Prime Time for Real-Time Report”, elaborado pelas empresas especializadas ACI Worldwide e GlobalData, o PIX registrou um volume impressionante de 29,2 bilhões de transações em 2022, representando aproximadamente 15% de todas as transações desse tipo realizadas em todo o mundo.

Esses resultados demonstram a ampla aceitação e o sucesso do PIX, consolidando-o como uma solução financeira de relevância global. É importante ressaltar que, entre os países analisados no relatório, apenas a Índia registrou um volume maior de transações instantâneas, totalizando impressionantes 89,5 bilhões de operações. Esses dados destacam a importância do PIX no contexto internacional e seu papel na transformação do cenário financeiro global.

Fonte: Contábeis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *