Receita paga 2º lote de restituição nesta sexta; veja quem deve receber

A Receita Federal realizará o pagamento do segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) nesta sexta-feira (30).

Um total de R$ 7,5 bilhões será distribuído para 5.138.476 contribuintes, o que iguala o recorde estabelecido pelo primeiro lote pago em maio.

Nesse lote, serão contemplados os contribuintes que possuem prioridade na fila de restituição, incluindo aqueles que enviaram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo uso do Pix. A seguir, veja os detalhes:

  • 130.088 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 978.397 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
  • 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou que possuam moléstia grave;
  • 468.889 contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
  • E, por último, 3.490.513 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.

Consulta restituição IRPF


A fim de verificar se será contemplado no segundo lote de restituição, o contribuinte precisa realizar uma consulta no site Meu Imposto de Renda. Na lista de serviços disponíveis, deve-se selecionar a opção “Consultar a Restituição”. Para uma consulta simplificada, basta seguir este link, informar o CPF, o ano da declaração (2023) e a data de nascimento.

Além disso, é possível obter mais informações detalhadas no Portal e-CAC, onde é possível verificar o status da declaração, identificar possíveis pendências ou inconsistências e até mesmo verificar se está retido na malha fina.

No e-CAC, também é viável corrigir eventuais erros encontrados na declaração. Para acessar essa plataforma, é necessário fornecer o CPF, o código de acesso e a senha.

Calendário de restituição

Confira o calendário de restituição do Imposto de Renda de 2023:

1º lote da restituição – pago em 31 de maio;

2º lote de restituição – 30 de junho;

3º lote de restituição – 31 de julho;

4º lote de restituição – 31 de agosto;

5º lote de restituição – 29 de setembro.

Fonte: Contábeis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *